domingo, 15 de janeiro de 2023

“Quando você tira Arte da Escola, você gera gente que esfaqueia um Di Cavalcanti…”








    Houve invasões e destruições nas sedes dos três poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Dentre os estragos está o quadro As mulatas (1962), de Di Cavalcanti, avaliado entre 15 e 20 milhões de reais.

    Encontrei uma postagem que dizia: “Quando você tira Arte da Escola, você gera gente que esfaqueia um Di Cavalcanti...”. Ela causou-me alguma estranheza, pois afigura-me ser reducionista, quiçá corporativista, assim resolvi perguntar a algumas pessoas o que pensam dessa afirmação.

    Muitas pessoas não responderam, no entanto, elas foram diversas, houve pessoas que não entenderam o teor talvez não estivessem inteiradas da ocorrência mas seria possível elaborar resposta com base apenas na afirmação. Houve gente que fez uma digressão, quase constituiu em aula do que ela pensa ser a Arte. Houve concordâncias com o sentido, outras consideram que a Arte deve ser um componente na formação do ser humano, algumas que não veem relação entre as aulas de Artes e o caráter humano.

    Outros têm o brasileiro como ignorante, desinteressado no que deveria ser importante e respeitado. Esses tópicos do valor e do respeito, considero-os de extrema relevância para o nosso saudável e edificante convívio social, fins termos uma nação desenvolvida nos mais diversos aspectos e que possamos ter vidas melhores, também em um sentido amplo.

    Alguns, após responderem, perguntaram-me como eu via o ocorrido. A minha resposta está dentre as apresentadas, visto que não poderia sonegar-lhe a saciedade das suas curiosidades, assim como eu fiz com eles.

    Um ponto de interrogação: alguns questionados tomaram as aulas de Artes a que se refere a postagem com o que é a Arte e a sua influência na formação do ser. Um ponto é diferente do outro.

    Em minhas aulas de Artes em longínquos anos , aprendi as características de alguns movimentos artísticos, dos quais não me recordo, e a fazer um cinto em náilon. Quais seriam as vantagens desses dois tópicos em minha formação cultural e cidadã em geral? Penso: nenhuma. No entanto, todo conhecimento que se puder proporcionar às pessoas, não importa a idade ou qualquer outra avaliação, deve ser bem-vindo.

    Outro fato que considerei interessante: muitos de nós quiçá a maioria está interessada no progresso do país, visto não se evadir da reflexão de assuntos que compõem os nossos momento e trajetória como pessoas e nação em construção.

    Podemos verificar algumas elucubrações dos inquiridos, aos quais agradeço a gentileza pelas suas respostas.


Quando você tira Arte da Escola, você gera gente que esfaqueia um Di Cavalcanti...” Ignoto


    Qual é a reflexão que você faz dessas sentenças?


A.     A arte, em primeiro lugar, é importante para quem a valoriza e para quem tem o dom, esses podem ser artistas. Muita gente pensa que Arte é fazer novelas televisivas, mas há filmes também deploráveis, dos não tiramos proveito, não são todos, é lógico.

Ocorre uma confusão entre Arte e artesanato, muito embora creio que, em alguns casos, há simbiose entre eles.

O conhecimento de Arte é algo mais abrangente, mais profundo, como conhecer os grandes nomes artísticos, as suas origens, as suas características, as influências em uma sociedade, e independente da área artística.

Ter ou não conhecimento é questão de interesse individual, pois não precisa ter dinheiro para se conhecer as Artes, há muita informação à disposição. Pode-se trabalhar em campo distinto do artístico e ser conhecedor, até mesmo colecionador. Especializar-se em Artes e ser artístico são níveis diferentes no que tange ao assunto.

Mas quem não é conhecedor da Arte, Di Cavalcanti ou qualquer outro nome tanto faz.

A formação do caráter não depende da Arte, haja vista que essa é apenas uma parte do conhecimento humano, logo a exclusão de Artes do currículo escolar não constitui a causa da existência de pessoas de má índole, capazes de cometer atrocidades.

B.     A Arte faz parte da formação humanística.

    E nessa última semana, o ataque à obra do Di Cavalcante, em Brasília, gerou uma enorme comoção no país, porque aqueles que fizeram isso não valorizam a Arte, não sabe nem quem é o artista e a importância da sua obra para a sociedade.

    É uma crítica fortíssima sobre os apoiadores da política anti-humanística na escola. Há os que pensam que Arte, Sociologia e Filosofia são doutrinamentos de esquerda. O contexto político vai muito além da escola.
    A Arte tem o poder de nos sensibilizar, e isso pode acontecer também em casa, não só na escola. Normalmente, quem admira a arte tem uma postura mais humanista, o que independe de viés político.

C.     Não só apenas a Arte, mas, sobretudo, a educação faz falta às pessoas. Isso é independente da destruição do quadro, mas de tudo, haver-se-ia que ter respeito pelo que aqueles objetos e locais danificados ou destruídos representam. E você, o que pensa?

D.     Todos sabem o valor de um Di Cavalcanti, em todos os sentidos. Destroem porque sabem o valor. É um absurdo: invadir e quebrar o patrimônio. Se tentaram ajudar o seu viés ideológico, só atrapalharam-no. É coisa de baderneiros, que têm nada na cabeça.

E.     Não entendi do que se trata.

F.     Essa assertiva não faz muito sentido.

G. Esse evento não tem relação com exclusão de Artes do currículo escolar. Isso é cultural, a maior parte do povo é ignorante, falta-lhe valores, não aprecia arte. Não gosta de atividades edificantes, só quer saber da vida de celebridades.

H.     A arte requer muita atenção e reflexão. Ela proporciona calma às pessoas. É o mesmo que ler um livro, o qual nos transporta.

I.     Um ser humano jamais poderá atingir um alto nível de desenvolvimento interior sem a integração do conhecimento, da inteligência e das virtudes. Qualquer um que falte impedirá que o indivíduo atinja o melhor de si. Quiçá, por isso que o ser humano seja tão complexo, ou seja, no que refere à sua constituição de diversos elementos imateriais.

J.     Concordo. E você, o que pensa?

K.     Imaginem os cidadãos que não veem a importância da Arte? O que podemos esperar deles? Se não há estudo das Artes nas escolas, o que podemos esperar dessa formação?

L.     Faz-me refletir sobre aquilo em que sempre acreditei: que todos os problemas do nosso país originam-se e residem na falta de educação.

M.     Eu penso que as pessoas, incluindo as crianças, precisam da Arte, de todas elas.

N.     Quando se tira Artes da escola, as pessoas não conhecerão, quando adultas, a beleza da vida. Porque quando desenhamos, projetamos a nossa sensibilidade e criamos ou representamos o que há ou que se faz de belo na vida!

O.     Vou pensar sobre o tema e lhe digo a minha opinião.

P.     A Arte torna o ser humano sensível, humanizado, espiritualizado. Desenvolve o autoconhecimento, o amor e o respeito. Sem ela, desenvolvemos os contrários dos citados.


As mulatas (1962), de Di Cavalcanti





2 comentários:

  1. Entendo que na escola, seria onde aprendemos o valor de uma obra de arte e assim a respeitamos para o resto da vida. Numa sociedade onde se valoriza o ser humano, consequentemente se valorizam as Artes e as Humanidades. Vide como exemplo , os países da Europa, onde se veem as escolas organizando excursões nos museus, ensinando para as crianças a importância das Artes para todos nós. Pois como disse Machado de Assis : a criança é o pai do homem.

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