domingo, 15 de janeiro de 2012

O Brasil não é maior que o Reino Unido

Recentemente a mídia brasileira anunciou em boa tonalidade e legibilidade que o Brasil é a quinta economia mundial, ocasião em que havia ultrapassado a do Reino Unido. Entretanto, penso que a colocação no cenário econômico é apenas um dado a se considerar – o que é tendencioso – têm que se analisar os países em aspectos mais amplos. Veja bem, o Brasil tem 38 vezes o território e mais de 3 vezes a população do dito ultrapassado; detém o 84º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), enquanto o outro, o 26º; bem como — ou seja, mal que — o brasileiro tem uma expectativa de vida de menos 7 anos que o do comparado. Quantas universidades brasileiras foram classificadas dentre as 200 melhores do mundo em 2011, segundo o THE (Times Higher Education)? Uma. Quantas do Reino Unido? Trinta e duas. Quem vive melhor não é aquele que trabalha mais, ou produz mais, e sim, aquele que gasta melhor consigo, neste caso, com o seu povo. O Brasil não sabe e nem se preocupa em gastar racionalmente, ou melhor, não há redistribuição de renda, nem oferta de bons serviços públicos para o seu povo. Para mim, não importa se o meu país é a primeira ou a última economia mundial— isso é orgulho de tolo — quero, sim, qualidade de vida para todos meus conterrâneos, com tudo que isso possa abarcar: politização (não apenas participação em um ou outro partido político), consciência de direitos e deveres, cultura e escolarização, saúde, patriotismo consciente, lisura nos meios públicos e privados (incorruptibilidade), haja vista que essas características trazem muitas outras também fundamentais ao ser humano. Esse sim, seria um povo que saberia viver verdadeiramente; subsistir é para as pedras. Quero que o meu povo tenha o primeiro IDH, significativa participação no mundo acadêmico e científico, renda anual de U$ 60.000 e não renda per capta — essa é uma grande ilusão. Prefiro a qualidade de vida daquele povo à da quinta economia mundial. E você, brasileiro? 06/01/12

Um comentário:

  1. Muito pertinente o assunto. Infelizmente o povo brasileiro gosta de ser enganado e se contenta em ser o país do futebol (nem isto somos mais); em ter o maior "espetáculo da Terra", o carnaval. Maior pra quem? Só se for pra quem gosta. Toda a população mundial gosta? Muitos BRASILEIROS, e me incluo neste grupo já não suportam mais este feriado de desgraças: milhares de mortos nas estradas, jovens engravidando a esmo (o importante é "beijar na boca"), DST's sendo disseminadas, drogas...drogas? Sem comentários. Músicas, cujas letras são de uma pobreza à altura da grande massa populacional deste país, pobreza esta a que me refiro educacional. Então, como podemos classificar como maior espetáculo da Terra? Espetáculo pra quem? BBB...ah, BBB. Como pode um programa de TV assim ter tanta audiência? Na realidade, o que escrevi antes explica isto. É, está explicado. Quando me perguntam se assisto a este programa, respondo: "poxa, eu tenho em meu currículo o primeiro grau completo, sei ler e escrever e por isto acho que tenho condições suficientes para assistir e entender algo mais". Pedro Bial, quanta decepção! Um correspondente internacional com uma história jornalística invejável sujeitar-se a isto? O que esperar do restante da população quem mal sabe em quem votou? Tudo isto que citei é porque, se nossos governantes não tomam medidas necessárias para mudar este quadro nebuloso em que nosso país viveu, vive e viverá, culpa disto é de nós mesmos, o povo brasileiro. Afinal, de onde saem nossos lideres? E por tudo isto, acredito, infelizmente, que nem meus netos vislumbrarão o Brasil como quinta maior nação do mundo aos olhos de Ismar dos Reis Magalhães, visão que eu, em minha modesta opinião, compartilho neste comentário.

    ResponderExcluir